Blog
A relação das cores das fezes com a sua saúde intestinal
As fezes são os restos sólidos dos alimentos que não foram digeridos e absorvidos pelo intestino. Sua cor, formato, odor e textura das traz diversas informações sobre as condições do intestino e podem indicar doenças, desde infecções até situações mais graves, além de dar pistas sobre a qualidade da nossa alimentação.
Um cocô saudável é marrom graças à estercobilina, um pigmento escuro formado na digestão da bile. Um fluido produzido pelo fígado que facilita a ação das enzimas que digerem as gorduras. Sua textura deve ser sólida, mas de consistência e forma, que não causem dor ou dificuldade para evacuar.
Veja o que as alterações na cor das fezes podem dizer sobre a saúde intestinal:
🟢 FEZES VERDES: Aparecem quando o intestino está funcionando muito rápido e não tem tempo suficiente para digerir corretamente a bile. Pode acontecer durante situações de diarreias funcionais, síndrome de intestino irritável, entre outras.
⚫ FEZES ESCURAS OU NEGRAS: Acompanhadas por um odor muito mais fétido, podem ser sinal de sangramento em algum lugar mais alto do sistema digestivo como esôfago, estômago ou nos segmentos mais i n iniciais do intestino delgado.
🔴 FEZES AVERMELHADAS: Geralmente indica a presença de sangue e, por isso, é mais frequentes em situações de hemorroidas, por exemplo. Porém, o sangramento também pode ocorrer devido processos inflamatórios, como colite ulcerativa ou doenças mais graves, como câncer.
⚪ FEZES CLARAS OU AMARELADAS: Surgem quando existe muita dificuldade do sistema digestivo para digerir a gordura e, por isso, são um sinal importante de problemas no fígado, pâncreas ou nas vias biliares.
Sempre que suas fezes apresentarem aparência estranha ou tiver dificuldades em evacuar, procure atendimento especializado.