Cirurgias Anorretais

Cirurgias Anorretais

Cisto Pilonodal

O cisto pilonidal é uma inflamação que ocorre na pele da região inferior da coluna (sacro). Forma-se uma cavidade neste local, geralmente relacionada com o acúmulo de pelo no local e ocorre com mais frequência após a adolescência.

Nos casos agudos está indicada a drenagem local, com posterior correção do cisto. O tratamento é sempre cirúrgico, apesar de alguns pacientes apresentarem melhora após uso de antibióticos. O cuidado pós-operatório é muito importante para a cicatrização e evitar recidiva dos sintomas.

Fissura Anal

A fissura anal é um machucado que o corre no ânus, geralmente pela evacuação de fezes endurecidas, pode ocorrer também após vários episódios de diarreia.

É uma das queixas mais frequentes no consultório de coloproctologia, sendo muitas vezes confundida com hemorroidas.
Geralmente a fissura anal é muito dolorosa e pode ter sangramento anal vivo.

O tratamento da fissura anal consiste da regularização do hábito intestinal e de cuidados locais como a aplicação de pomadas. Pode levar bastante tempo para cicatrizar e, em alguns casos, pode ser necessária cirurgia para a resolução dos sintomas.

Fístula anal

Fístula anal é uma comunicação da parte interna do ânus com a margem anal, onde fica localizado o orifício externo. É frequente após abscesso anal e seu sintoma é a persistência de drenagem de pús ou sangue.

O tratamento da fístula anal é cirúrgico e faz-se necessária a correta avaliação da região anal, muitas vezes com exames de imagem para a programação cirúrgica, visto que a cirurgia pode comprometer a continência fecal.

Nos casos de doença de Crohn com fístulas perianais a cirurgia está sempre associada ao tratamento clínico com medicações específicas que induzem a cicatrização e ou controle da inflamação local.

Hemorroidas

Hemorroidas são um conjunto vasos que protegem o canal anal no momento da passagem das fezes e auxiliam no fechamento do ânus contribuindo para a continência fecal.

Quando aumentadas de volume podem sangrar e se exteriorizar para margem anal causando muito desconforto. O tratamento depende do tamanho das hemorroidas e dos sintomas, estando a cirurgia indicada naqueles casos que não obtém melhora com o tratamento clínico ou ligadura elástica.

Pele na Margem do Ânus – Plicoma

Plicoma é um excesso de pele na margem do ânus, geralmente ocorrem após uma crise de hemorroida. Ocorre porque a pele da margem anal se distende e perde a elasticidade.

A cirurgia para a retirada do plicoma é indicada quando há dificuldade para fazer a higiene da região anal ou quando causa desconforto e inchaço frequentes ou ainda quando é muito grande e flácido.

Prolapso Retal

O prolapso retal ocorre por fraqueza da musculatura do assoalho pélvico e partes do reto se exteriorizam pelo ânus.

Geralmente ocorre em mulheres com idade mais avançada. Inicialmente o tratamento é conservador, mas em casos de prolapso grande com prejuízo da qualidade de vida está indicada a cirurgia, de acordo com a condição clínica do paciente.

Verruga Genital

As verrugas anais, também conhecidas por condiloma são causadas pelo vírus HPV, considerada uma doença sexualmente transmissível.

Verrugas pequenas de número reduzido são tratadas em consultório com aplicações tópicas, porém quando grandes e dentro do canal anal está indicada a abordagem cirúrgica para retirada e cauterização local.


Abrir WhatsApp
1
Precisando de Ajuda!
Olá! 👋 Seja bem-vindo à Dallago Procto Clínica