Os mitos sobre as hemorroidas

Os mitos sobre as hemorroidas

As hemorroidas são um assunto bastante delicado, principalmente por ainda serem consideradas como um tabu! Por isso, muitas informações equivocadas são disseminadas. Mas, não acredite em tudo o que você ouve ou lê!

Separamos 6 mitos comuns sobre hemorroidas e esclarecemos o que é verdade e o que é mentira.

 

Mito 1 – Hemorroidas são causadas pela falta de higiene adequada.

As hemorroidas podem piorar com a falta de higiene anal adequada. Porém as hemorroidas estão associadas a causas como constipação crônica, hereditariedade, obesidade, esforço excessivo nas evacuações, dieta pobre em fibras, envelhecimento, gravidez entre outros.

 

Mito 2 – Hemorroidas são uma doença contagiosa.

As hemorroidas não são contagiosas. São uma condição comum, que atingem milhões de pessoas no mundo inteiro e não representam nenhum risco à saúde de outras pessoas. Mas sim, uma condição associadas a diversas questões como explicado no Mito 1.

 

Mito 3 – Sentar em superfícies frias ou duras podem causar hemorroidas

Ainda que o contato com superfícies frias ou duras possa ser desconfortável para quem já possuí hemorroidas, não há associação entre a doença e esse comportamento. Pouquíssimos estudos científicos examinaram essa relação, mas nenhum com alguma evidência comprovada.

 

Mito 4 – Hemorroidas sempre precisam de tratamentos cirúrgicos

Algumas hemorroidas menos sintomáticas podem ser tratadas com pequenas mudanças no estilo de vida, como aumentar a ingestão de fibras, beber mais água, praticar exercícios físicos regularmente e evitar esforço excessivo durante as evacuações, além de outros procedimentos realizados em consultório.

 

Mito 5 – Comer muita pimenta pode causar hemorroidas

A pimenta e os condimentos mais fortes poder levar a dilatação dos vasos hemorroidários piorando os sintomas dos já portadores da doença hemorroidária. Não sendo causa da doença, e sim, potencializador dos sintomas.

 

Mito 6 – Hemorroidas podem causar câncer

Não existe nenhuma relação de causa entre as duas doenças. O que pode acontecer é que o indivíduo atribua qualquer sangramento à presença da hemorroida, e deixe de dar atenção a um possível sinal de câncer. A presença de sangue no ânus ou nas fezes nem sempre é sinal de hemorroida. Por isso, diante desses sinais, devemos procurar ajuda médica com urgência.

Sempre que enfrentar problemas com hemorroidas, ou estiver evacuando sangue, procure um médico coloproctologista com urgência. Ele é o especialista que vai lhe ajudar no tratamento das hemorroidas e outras patologias que envolvem o ânus, reto e intestino.


Abrir WhatsApp
1
Precisando de Ajuda!
Olá! 👋 Seja bem-vindo à Dallago Procto Clínica