Blog
Quem precisa usar a bolsa de colostomia?
A ostomia é uma abertura artificial no abdômen para eliminar resíduos, como fezes ou urina. A colostomia é um tipo específico de ostomia que envolve a exteriorização do cólon, parte do intestino grosso, através da parede abdominal. Outros tipos comuns incluem ileostomia (do íleo) e urostomia (da urina).
QUEM PRECISA DE COLOSTOMIA?
A Colostomia é um dispositivo fundamental para muitos pacientes que enfrentam desafios intestinais. Mas quem pode realmente se beneficiar dela? Aqui estão algumas informações importantes:
✅ Pacientes com Colostomia ou Ileostomia: Seja temporária ou permanente, a bolsa de colostomia oferece uma solução confortável e higiênica para aqueles que passaram por cirurgias intestinais que por vários motivos, entre eles comorbidades , cirurgia difícil, cirurgia prolongada, podem aumentar o risco de má cicatrização da anastomose intestinal ( sutura que une partes do intestino)
✅ Indivíduos com doenças intestinais crônicas: Como a doença de Crohn ou a colite ulcerativa, que podem exigir a remoção de parte do intestino, que impede a ligação ( anastomose) do intestino remanescente, muitas vezes resultando na necessidade de uma colostomia ou ileostomia.
✅ Pessoas com lesões traumáticas no intestino: Em casos de acidentes ou lesões graves, a colostomia pode ser necessária temporariamente ou permanentemente para garantir uma função intestinal adequada.
A COLOSTOMIA NO TRATAMENTO DO CÂNCER COLORRETAL
A colostomia é usada em condições de câncer colorretal, para desviar as fezes em situações de obstrução ou em pôs operatório quando há necessidade que as fezes não passem pela anastomose intestinal (sutura do intestino remanescente).
Na Dallago Procto Clínica, compreendemos os desafios enfrentados pelos pacientes com colostomia. Estamos dedicados a fornecer os cuidados e as orientações abrangentes a todos que precisam de cuidados após esse procedimento.
Dr. André Dallago Machado 👨⚕️
CREMESC 8829 – RQE 5414