Patologias
Abscesso Anal
O abscesso anal é a formação de pus em uma cavidade na região anal ou vizinhança (perianal). Em geral, é causado pela infecção de pequenas glândulas existentes no canal anal.
Alguns abscessos podem também ser originados a partir de uma fissura infectada, que consiste em uma ferida linear no canal anal, mas com alto potencial de desenvolver uma infecção local (leia mais no título Fissura).
Existem causas menos comuns para o surgimento de um abscesso como, por exemplo, o ato de deglutição acidental de fragmentos de ossos ou espinhas de peixe. Nestes casos, estes fragmentos não são digeridos e passam pelo canal anal podendo gerar uma escoriação, perfuração, que provoca um abscesso e, tardiamente, pode dar lugar à fístula. O abscesso produz um quadro de sintomas relacionados à infecção. É comum a apresentação de dor (contínua e/ou latejante) e edema na região que se apresenta quente e avermelhada. Também acompanham o quadro: febre, calafrios, cansaço, prostração e inapetência.
Tratamentos mais comuns para os abscessos anais
Os abscessos podem comprometer o estado geral do indivíduo e seu tratamento mais indicado é a drenagem cirúrgica associado à antibioticoterapia. Em alguns casos o abscesso se rompe e drena espontaneamente. O tratamento cirúrgico é realizado através de uma incisão que elimina as secreções, o que alivia em muito a dor provocada pela pressão existente dentro do abscesso.