Blog
Amputação do Reto: Quando é necessária?
A cirurgia de remoção do anus em conjunto o reto, chamada de amputação do reto, pode ser um passo vital no tratamento de doenças graves, como câncer de reto muito baixos, câncer de ânus com pouca resposta ao tratamento clínico e doenças inflamatórias anais severas, como a Doença de Crohn.
Esse procedimento, irreversível é indicado quando o câncer ou outra condição compromete a parte inferior do reto ou canal anal e não há uma alternativa segura para o paciente.
O foco de todo tratamento oncológico nessa região é preservar o esfíncter anal pois permite manter a continência fecal.
Quando o esfíncter não pode ser preservado, a colostomia se torna a solução. Embora o uso da bolsa de colostomia possa parecer assustador para muitos, com os devidos cuidados e orientações, os pacientes conseguem manter uma boa qualidade de vida.
Amputar o reto significa retirar o reto e o ânus, criando uma forma de evacuação por meio da colostomia. É uma mudança, mas ela permite ao paciente seguir com a vida.
Acolher e educar sobre essa condição contribui para uma sociedade mais consciente e empática aos pacientes e usuários de bolsas de colostomias.
Dr. André Dallago Machado 👨⚕️
CREMESC 8829 – RQE 5414