Blog
Câncer Colorretal: Entenda os tipos de cirurgias
O câncer colorretal se desenvolve no cólon (intestino grosso), ou no reto. O tipo mais comum, o adenocarcinoma, representa cerca de 90% dos casos, frequentemente originado de pólipos intestinais. Por isso, a prevenção e o rastreio com a colonoscopia são fundamentais.
Fatores de Risco
Os principais fatores de risco são estilo de vida, definido por hábitos de alimentação hipercalórica e proteica, ausência de fibras vegetais, alimentos superprocessados, tabagismo e álcool. O histórico familiar também é fator importante.
Tratamento
O tratamento do câncer colorretal varia conforme o estágio da doença, podendo incluir: Cirurgia, Quimioterapia e Radioterapia
A cirurgia é a mais comum, podendo ser convencional, laparoscópica ou robótica.
Cirurgia Convencional: Na cirurgia aberta, e necessária uma incisão abdominal para remover o tumor. Embora eficaz, essa técnica pode ter uma recuperação mais prolongada.
Cirurgia Laparoscópica: Uma alternativa minimamente invasiva, com menores incisões e recuperação mais rápida.
Cirurgia Robótica: Combina precisão robótica com a técnica laparoscópica, oferecendo uma visão tridimensional e movimentos mais precisos.
Qual a melhor cirurgia para câncer colorretal?
A escolha depende de vários fatores: estágio do câncer, localização do tumor e a saúde geral do paciente. Cada caso é único e o tratamento deve ser personalizado. A decisão deve ser discutida entre o paciente e a equipe médica para determinar a melhor abordagem!
Dr. André Dallago Machado 👨⚕️
CREMESC 8829 – RQE 5414