Blog
Doença de Crohn Perianal
A doença de Crohn é uma doença inflamatória intestinal crônica, que pode comprometer qualquer segmento do aparelho digestório, desde a boca até o ânus e a região perianal, porém os locais mais afetados são o íleo terminal (Intestino delgado) e o cólon.
Já a doença de Crohn perianal ocorre em 17‐ 43% dos pacientes com essa a doença. E caracteriza-se por infecções e abcessos na margem anal e no períneo, evoluindo com fístulas que são pertuitos infecciosos que se localizam nas margens anais e podem comunicar a pele externa com o reto ou canal anal .
O tratamento é uma combinação de tratamento cirúrgico e medicamentoso de uso contínuo que controlam a formação dos abcessos.
A causa da doença de Crohn continua desconhecida, embora considerável progresso tenha ocorrido nos últimos anos.
Estudos mostram que a doença se desenvolve em pessoas geneticamente predispostas, associados a fatores provavelmente ambientais ou infecciosos. O componente genético é mais forte na doença de Crohn do que na retocolite ulcerativa. E o tabagismo aumenta o risco da doença de Crohn por mecanismos ainda desconhecidos pela medicina.
Dr. André Dallago Machado
CREMESC 8829 – RQE 5414